Ressonância Magnética do HSV é inaugurada com equipamento de alta tecnologia 

A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (29) 

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) entregou, nesta sexta-feira (29), mais um serviço de saúde para benefício da população. Pela primeira vez instalada dentro das dependências do Hospital, a Ressonância Magnética é um exame de imagem de alta precisão, responsável por avaliar determinada parte do corpo e apresentar resultados claros e objetivos, facilitando o diagnóstico de possíveis enfermidades. O investimento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, o HSV e a empresa Icon Diagnósticos por Imagem. A entrega do novo equipamento aconteceu no novo espaço, que passa a compor o complexo desenvolvido pelo Hospital para atendimento integral dos pacientes, reunindo profissionais qualificados e equipamentos de ponta à disposição do usuário, consolidando o hospital entre as instituições mais completas que atuam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.  

A inauguração contou com a presença do Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; o Gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi; Gestor da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos; Gestor da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera; Presidente do HSV, Denílson Cardoso de Sá; Superintendente do HSV, Matheus Gomes; presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Albino; entre outras autoridades municipais. Também estiveram presentes os sócios diretores da Icon Vilson Machado de Moraes, Adilson José Carminatti, Artur Avancini Suzan, Rogério Camargo Cardoso e Sandra Mara Cunha de Freitas, além da gerente geral, Gisele Cristina Meneghin. 

Instalada dentro da unidade hospitalar, a Ressonância Magnética do HSV tem acesso externo, pela rua Euclides da Cunha 

“É uma alegria entregar mais este investimento para Jundiaí. O Hospital São Vicente está entre as nossas prioridades porque contribui com a boa qualidade de vida da população. É um serviço que entrega resolutividade, agilidade e, agora, dobrou o número de procedimentos com a instalação deste equipamento, graças a um grupo econômico que tem a confiança da cidade, a nossa confiança e que também confia no nosso trabalho. Certamente, não faria um investimento desta magnitude se não tivesse a garantia de que somos parceiros responsáveis e de que vamos conduzir sempre com responsabilidade absoluta o São Vicente e a saúde pública de Jundiaí. Nós acreditamos que a regularidade da boa prestação de serviço público somada aos investimentos faz com que a nossa população seja cada vez melhor assistida”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado. 

A parceria entre o Hospital São Vicente e a Icon Diagnósticos por Imagem existe desde 1992, momento em que foi instalado o primeiro Ultrassom da Instituição. Após 31 anos, a parceria continua ativa e ainda mais forte, com a inauguração da Ressonância no HSV, que será administrado pela empresa.  

Inauguração contou com a presença de autoridades, diretores da Icon e colaboradores do HSV 

 “A viabilização do novo serviço é resultado da soma de esforços entre a empresa ICON, o HSV e a Prefeitura de Jundiaí, de onde provém a maior demanda, aproximadamente, mil exames por mês. Neste novo modelo de operação, que traz a Ressonância Magnética para dentro do Hospital, foi possível reduzir o custo dos exames para pacientes internados em 33%”, afirmou o superintendente do HSV, Matheus Gomes. “Colaborar e acompanhar de perto toda esta evolução é uma grande realização para a Instituição, que reforça sua estrutura de alta complexidade dentro do projeto de transformação digital. Entendemos a importância de ter esse serviço dentro do prédio da Instituição e de agilizar a realização destes exames. Neste local, cujo espaço é amplo, completo e acessível, iremos atender os pacientes internados e de casos eletivos com mais conforto, humanização e acolhimento. Agradeço, principalmente, a Icon Diagnósticos por Imagem por todo o apoio e comprometimento com este projeto inovador. Este é um legado que iniciamos agora e que, certamente, trará muitos resultados positivos e permanentes para Jundiaí e região”, concluiu Gomes.  

O início do nosso trabalho, em 2017, foi repleto de desafios, mas reorganizamos o Hospital São Vicente e este momento, hoje, é mais uma constatação de todo o esforço empenhado. Muitas pessoas dependem do Hospital São Vicente, ele é o nosso maior equipamento de saúde, é o principal equipamento regional, um dos mais estratégicos do Estado de São Paulo e, certamente, um dos maiores hospitais do Brasil. Eu não tenho dúvidas da alegria do jundiaiense ao saber que em nossa cidade e dentro do HSV, ele também terá acesso a um equipamento altamente tecnológico, antes disponível somente em grandes centros urbanos e capitais brasileiras”, afirmou o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi. 

O carinho que temos pelo HSV e pelos pacientes só nos impulsiona a oferecer o melhor do nosso serviço. Por isso, é com grande alegria que instalamos a primeira Ressonância Magnética do Hospital. Um momento histórico, especialmente, na atenção ao paciente SUS. Esse investimento representa um ganho significativo para o município, com excelentes profissionais, equipamento moderno e com alta tecnologia”, compartilha um dos sócios diretores, Dr. Vilson Machado de Moraes. 

Estrutura Física e Benefícios 

Além do equipamento, o espaço – que já abrigou a antiga Farmácia Central, foi totalmente reformado e ampliado, passando de 147 m² para 188 m². O corredor, antes estreito, hoje oferece maior acessibilidade. O telhado de acílica também foi substituído para telhas metálicas termoacústicas. 

Totalmente reformado, o espaço amplo trará mais acolhimento e humanização 

Todos os outros exames de imagem como ecocardiograma, ultrassonografia, raio-x, tomografia, colonoscopia e endoscopia, por exemplo, já são realizados dentro do Hospital. Com a Ressonância Magnética aqui, a economia se aplica para diversos fatores e os benefícios são inúmeros. Nesse contexto, será possível reduzir o tempo para o agendamento desse exame, passando de 24h à 48h para menos 12h; 960 saídas extra-hospitalares por ano; 1.920km a menos por ano de utilização das ambulâncias, possibilitando o redirecionamento dos veículos para outras finalidades; e 2.880 horas por ano de cuidados de enfermagem alocados em transporte”, explica a supervisora do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico do HSV, Tatiane Keller.  

Já o assessor administrativo, Kleber Fernando Garcia, reforça que o serviço alocado dentro do hospital também otimizará as discussões de casos, os agendamentos e laudo. Além disso, a tecnologia da máquina, que possui Inteligência Artificial, vem ao encontro da transformação digital vivida pela Instituição. “Esse software otimiza o tempo, soma conhecimento, auxilia na decisão diagnóstica e análise de imagens. Buscamos modernizar o parque tecnológico, oferecer qualidade de tratamento e aprimorar a atuação da equipe com o suporte desses recursos”.   

Equipamento de alta tecnologia trará mais conforto aos pacientes, redução do tempo de exame e ganho de qualidade das imagens 

Equipamento de Ressonância Magnética, por si só, já envolve alta tecnologia. Este é um equipamento atual, oferecendo maior conforto aos pacientes com redução do tempo do exame e ganho de qualidade na aquisição das imagens”, concluiu Dr. Vilson. 

Pronto Atendimento e Farmácia Oncológica 

Além da entrega da Ressonância Magnética do HSV, a Instituição também entregou, nesta sexta-feira (29), as novas instalações da Farmácia Oncológica, localizada dentro do prédio do Hospital, e a fachada do Pronto Atendimento Central (PAC). Com esta obra, o PA Central passa a ter climatização da nova área, acessibilidade por meio de piso tátil, espaço para café com bistrô. A quantidade de lugares para espera também foi ampliada, passando de 09 para 20 lugares. De janeiro a agosto de 2023, o PA Central registrou a média de 12.722 atendimentos por mês. 

Após a inauguração da Ressonância Magnética, o prefeito Luiz Fernando também visitou o Pronto Atendimento Central 

Related Posts