Rumo ao Riso: projeto trouxe alegria e acolhimento ao Hospital São Vicente

Ação voluntária transformou o ambiente hospitalar com momentos de descontração

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) recebeu, nesta sexta-feira (10), uma visita especial repleta de leveza e emoção. O projeto “Rumo ao Riso”, que utiliza a risoterapia como ferramenta de cuidado e humanização, levou alegria aos corredores e enfermarias da Instituição, promovendo um ambiente de acolhimento, empatia e esperança. A iniciativa, idealizada pela atriz e risoterapeuta Gabi Roncatti, reúne voluntários que percorrem hospitais em diferentes regiões do país, levando os benefícios do riso à rotina hospitalar.

Estar em Jundiaí é uma alegria imensa. Cada visita carrega uma missão especial: transformar corredores hospitalares em espaços de acolhimento, esperança e carinho”, afirmou Gabi Roncatti. “O sorriso é capaz de aliviar dores, aquecer corações e criar laços que fortalecem pacientes, famílias e equipes médicas”, completou.

A visita dos palhaços arrancou sorrisos dos pacientes do HSV

Estudos de grandes universidades nacionais e internacionais apontam que atividades lúdicas e de risoterapia contribuem para minimizar os efeitos negativos da hospitalização, não só físicos, mas também emocionais, sociais e psicológicos. Durante a visita, pacientes, familiares e profissionais participaram de momentos de descontração e afeto, que ajudaram a tornar o ambiente hospitalar mais leve e humano.

A paciente Daniela Chiquetto, de 35 anos, está em tratamento contra o câncer de mama e, durante a sessão de quimioterapia, recebeu com surpresa a visita dos palhaços. “Esse tipo de ação faz toda a diferença no nosso dia. Passar por isso não é fácil, mas essas visitas nos animam, trazem alegria e nos dão esperança para seguir com o tratamento”.

A supervisora de Projetos Sociais, Viviane Rasera, conta que trazer esse tipo de ação para o hospital é fundamental. “Momentos como esse reforçam a importância do cuidado humanizado, que vai além do tratamento médico. Pequenos gestos impactam positivamente o processo de recuperação e a vivência de quem está aqui todos os dias. Agradecemos à Blau Farmacêutica, que viabilizou essa iniciativa em parceria conosco, tornando possível levar mais esperança e acolhimento a quem precisa”.

Daniela exibe a joia de brinquedo que ganhou do grupo

Related Posts