Comemorado no dia 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado, tem um novo significado para os membros do grupo “Visita Vicente”. Participar da rotina do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é mais do que auxiliar as equipes e a instituição nas tarefas diárias, é se sentir útil à sociedade e colaborar para melhoria da saúde prestada à população. Priorizando o acolhimento e buscando contribuir com as práticas de humanização, o ato de ajudar aquece o coração de quem dedica o seu tempo às necessidades do próximo.
No início desta semana, após a suspensão das ações voluntárias na instituição devido a pandemia, mais um serviço teve suas atividades retomadas. Desde o dia 23, todos os dias a partir das 11h, os membros, já vacinados com as duas doses e seguindo todos os protocolos de segurança, se reúnem na entrada de visitantes para realizar o acolhimento dos familiares. Solidários, os voluntários acompanham os entes e durante o trajeto, num momento de empatia e solidariedade, oferecem uma palavra de conforto ao visitante.
A Alair da Silva Sanchez, de 79 anos, conta que durante o período de isolamento em que esteve longe do hospital, sentiu uma sensação de vazio. “Nossa vida estava concentrada no São Vicente. Pelo menos uma ou duas vezes por semana dedicávamos algumas horas dos nossos dias ao querido hospital. Quanta saudade sentimos. A segunda sensação foi melhor, quando nós recebemos a notícia por meio da nossa coordenadora Cyzinha Toniolo de que o nosso voluntariado iria retornar. Fiquei encarregada de avisar o pessoal e todo mundo transbordou de alegria. Vamos continuar cumprindo a nossa missão”.
Atualmente, o Visita Vicente conta com 48 voluntários distribuídos em funções variadas, 28 deles só no acolhimento de visitas. Com um fluxo de visitantes menor e divididos em duplas, a escala do primeiro turno será das 11h às 14h e o segundo atuará das 14h às 17h. “Nosso coração está batendo mais forte. Uma pequena palavra já muda nosso dia, um gesto de agradecimento, um sorriso, tudo isso nos faz tão bem. Nós ajudamos, mas também somos ajudados com pequenas palavras e o nosso dia a dia no hospital”, disse Alair.
O casal Elenice e Ademar, durante uma visita a um paciente, ficou sabendo do grupo e juntos decidiram entrar no programa. “Somos casados há 40 anos. Após a aposentadoria, nós ficávamos em casa, sem atividades para fazer, longe dos filhos, pois já são casados, então tínhamos vontade de voltar a fazer alguma ação. Vimos uma placa falando sobre o voluntariado e levamos a ficha para preencher. O que nos motivou foi poder doar um pouco de nós para os outros, isso nos alegra. Estamos muito felizes por retornar, ainda mais na semana que comemoramos o dia do voluntariado”, compartilha Elenice.
Para celebrar a data especial, os voluntários receberam um vasinho com plantas e um cartão da equipe do Time de Humanização. Priorizando a segurança de todos, as ações dos grupos que atuam na instituição de forma voluntária serão gradualmente retomadas. Além do Visita Vicente, o hospital conta com a parceria do Caminho da Alegria, Canto Cidadão e ONG Amigos pela Fé. A instituição agradece a todos pelo comprometimento e dedicação na construção de um São Vicente cada vez melhor.