A certificação internacional assegura o uso da tecnologia no gerenciamento hospitalar
Em transformação digital, legado iniciado e que já traz resultados permanentes para o município e a região de Jundiaí, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) caminha para ser um dos primeiros hospitais públicos a se tornar 100% digital, ou seja, sem papel, até dezembro de 2024. Com o objetivo de alcançar o nível mais alto da certificação internacional Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), a Instituição deu início ao diagnóstico para cumprimento das ações exigidas pelo órgão avaliador. Neste mês, representantes da TechInPulse, empresa do ecossistema da MV, responsável pelo sistema de gestão hospitalar do HSV, vieram ao Hospital com a missão de colaborar com a empresa durante o período de análise, estruturando e levantando dados pertinentes para registro.
A HIMSS é uma organização americana dedicada a melhorar os cuidados de saúde em qualidade, segurança, relação custo-eficácia e acesso por intermédio do melhor uso da tecnologia da informação e sistemas de gestão, garantindo a digitalização dos processos hospitalares. O recurso corrobora com a transformação digital do Hospital São Vicente, ampliando a implantação e o uso de ferramentas capazes de impulsionar resultados clínicos, aprimorando a qualidade e segurança do paciente, viabilidade financeira e eficiência operacional.
“Neste primeiro momento, a consultoria verificou a utilização do prontuário eletrônico, certificação digital, fluxo de trabalho, infraestrutura, processos e pessoas, governança em Tecnologia da Informação, governança clínica, gestão de mudanças, gestão de dados, engajamento do paciente e plano de contingência. O HSV tem uma excelente maturidade digital e de processos e, com toda certeza, se encontra no caminho certo para alcançar a certificação HIMSS, principalmente por ter uma alta gestão comprometida em fazer essa transformação acontecer”, explica a especialista em negócios da TechInPulse, Joana Lopes.
Checagem beira leito já é realizada na Instituição
Alta tecnologia
Até dezembro, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) estará completamente integrado ao Hospital e em uso por diversos setores. Os dados gerados são utilizados para inteligência ou Business Intelligence (BI). “Há dados clínicos de cada parte da Instituição. Nisso, entram o registro médico eletrônico completo e os sistemas analíticos, que irão otimizar os cuidados de saúde. As ações alimentam o sistema com informações de hemoderivados e nutrição parental, adoção de política de disaster recovery, 100% paperless, sistema de apoio interativo e propositivo, além de ferramentas de análise para inteligência no uso de dados”, elenca Joana.
“A certificação HIMSS tem sido cada vez mais almejada pelos grandes hospitais. Os serviços que conseguem conquistar esse certificado se diferenciam ao mostrar o compromisso que o local possui com a qualidade de atendimento e segurança dos pacientes. Na área assistencial, um dos requisitos de maior valor é a checagem de medicamento beira leito, esse processo fortalece a segurança da cadeia medicamentosa desde a dispensação pela farmácia até a preparação e administração pela enfermagem. Ter a certificação HIMSS nos coloca em um patamar altamente qualificado de gestão e segurança do paciente”, compartilha a gerente de enfermagem, Grace Campos.
Proteção de dados e sustentabilidade
A reestruturação tem como base as premissas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fortalecendo a atuação segura da organização no tratamento das informações. Além de trazer benefícios para fluxos internos, a adoção dessa prática sustentável é uma das medidas mais simples e efetivas para redução do consumo de papel e retrabalhos. A ação contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, evitando o desmatamento e a emissão de gases poluentes.
“Nossos esforços se voltam, primordialmente, à segurança do paciente. Em paralelo a isso, o HSV avança a cada dia para se tornar um Hospital sem papel, totalmente conectado, alinhado às melhores práticas de sustentabilidade, com fortalecimento da governança administrativa e clínica. Somos referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) e somamos grandes avanços tecnológicos, com o uso de inteligência artificial, a conquista da certificação ONA nível 2 – Acreditado Pleno, e, mais recentemente, a busca pela implantação da Certificação em Rede e Rede do Trauma, que contemplará a estrutura de urgência e emergência do HSV (Hospital, PAs, SAMU) juntamente com seis Unidades Básicas de Saúde, da Prefeitura de Jundiaí. Alcançar a certificação HIMSS não só reafirma a credibilidade do Hospital, mas também assegura que, de fato, as mudanças reflitam no cuidado ao paciente”, finaliza o superintendente da Instituição, Matheus Gomes.
Equipes se reúnem para alinhamento de informações e definição de novos processos