Com foco na humanização, HSV implanta tecnologia que só chegará ao primeiro mundo em setembro

Equipamento móvel, de fácil transporte, permite regular a temperatura da água e o nível de pressão

Nos últimos cinco anos o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), por meio de sua gestão, tem elevado o nível de assistência SUS (Sistema Único de Saúde) a novos patamares. Embora centenário – em dezembro irá completar 120 anos – o hospital se mantém a frente do seu tempo em muitas realizações. A mais recente é a implantação de um sistema de banho em leito, que oferece maior conforto, dignidade e segurança aos pacientes. Denominado de Ecoskin Care, a tecnologia foi desenvolvida pela empresa Gade Hospitalar e em setembro deve ser exportada para os Estados Unidos. No HSV o sistema está em uso desde setembro de 2021, quando foi implantado o projeto piloto.

Consiste na aplicação de um sabonete líquido com propriedades higienizantes e umectantes, que dispensa o enxague. A aplicação é feita com o auxílio de um equipamento móvel, de fácil transporte, com bateria de alta autonomia. O sistema permite regular a temperatura da água e o nível de pressão, um cuidado essencial, especialmente para peles fragilizadas. “A assistência humanizada tem sido um dos pilares de nossa gestão, temos a responsabilidade de ser um hospital eficiente e resolutivo, que pensa em cada detalhe da hospitalização, buscando meios para que seja o menos penoso para o paciente. Essa nova tecnologia propicia maior dignidade, maior conforto e segurança no momento do banho dos pacientes acamados”, explica Matheus Gomes, superintendente do HSV.

Com a nova tecnologia, a duração do banho de cada paciente passou a ser de 25 minutos. Antes a duração era de 50 minutos, tendo o auxílio de baldes cuja temperatura da água era mantida com abastecimento de chuveiro elétrico. Outro ponto importante é que o sistema exige o menor manuseio do paciente, garantindo maior segurança e vantagens ergonômicas aos profissionais.

De acordo com Douglas Malta Oliveira, CEO da Gade Hospitalar, a parceria com o HSV tem sido muito positiva. “Ter nossa tecnologia utilizada e aprovada pelo Hospital São Vicente é para nós um selo de qualidade, porque o hospital tem um alto nível de exigência e, desde que iniciamos essa parceria, temos alcançando ótimos resultados. A maturidade de gestão SUS do hospital é sensacional, uma grande exceção, principalmente pelo interesse em ter na unidade um Comitê de Inovação e Tecnologia, que se preocupa com a sustentabilidade, avanço e, principalmente em oferecer um serviço de qualidade ao paciente”, declara.

Sustentabilidade

Do ponto de vista de sustentabilidade, o sistema permite um grande avanço. O consumo de água para o banho de leito convencional em um paciente é de 8 a 10 litros, com o novo sistema o consumo é de 400ml. Desde que foi implantado no HSV, a economia total foi de 67 mil litros de água.

O EcosKin Care necessita de 3 compressas para espalhar e secar cada paciente, no sistema convencional o uso varia de 6 a 10 compressas, aumentando o resíduo a ser descartado.

O sistema reduz em 20% a quantidade de enxovais destinados à lavanderia, impactando na redução destes custos e no uso de recursos hídricos. Otimiza os recursos de mão de obra, devido a redução em 50% do tempo destinado ao banho. 

Danilo, Grace, Douglas Malta Oliveira e Matheus Gomes

Segundo o coordenador assistencial das Unidades de Terapia Intensiva do HSV, Danilo Moura de Sousa, que também integra o Comitê de Inovação e Tecnologia, o sistema tem a aprovação dos profissionais. “Todos descrevem a facilidade de manuseio, agilidade, receptividade dos pacientes e o descarte de processos como manipulação de baldes e bacias com água, como grandes diferenciais”, diz. “Atualmente estamos utilizando o sistema em todas as nossas UTIs e em cinco de nossas sete unidades de internação. Até o próximo mês o objetivo é usar o equipamento para 100% de nossas unidades”, finaliza.

Related Posts