Curado da covid-19, paciente com Síndrome de Down recebe alta no Hospital São Vicente

Este foi o primeiro paciente com a condição genética a receber alta por covid-19 na instituição

Com toda classe científica focada no desenvolvimento da pandemia e do antídoto para a covid-19, novas adversidades foram identificadas no combate da doença. Entre os processos de teste das vacinas e de como o vírus agia em cada organismo, diversos grupos sociais receberam restrições e foram estimulados a redobrar os cuidados. Na lista do Ministério da Saúde, a Síndrome de Down, distúrbio genético que causa atrasos de desenvolvimento e intelectuais, é uma das condições consideradas de risco devido a propensão dessa população a contrair infecções.

Paciente ainda faz uso de oxigênio e se recupera após internação

O primeiro paciente com a condição e diagnosticado com covid-19 a receber alta no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), foi o Camilo de Souza, de 30 anos. Após 13 dias hospitalizado, a relação do paciente com a equipe evoluiu para uma linda amizade e a despedida de “Camilinho”, carinhosamente apelidado pelos profissionais da enfermaria VI, foi cheia de emoção.

A alta do paciente foi no último sábado, dia 29 de janeiro. Ficamos extremamente felizes pela recuperação do Camilinho. Ver o sorriso dele novamente foi o que nos deu a certeza de que conseguimos o nosso objetivo maior e salvamos mais uma vida”, contam a supervisora de enfermagem, Priscila Batistela e a médica responsável pela unidade, Dra. Luciana Polli.

A Mônica Cristina de Souza Esponchiaro, é irmã do Camilo e conta que apesar do período difícil a fé nunca os abandonou. “Foi um processo muito complicado para todos nós, mas principalmente para minha mãe, já que eles moram juntos e o Camilo depende muito dela. Ficamos apreensivos, com muitas dúvidas e incertezas, mas enfrentamos isso com muita fé e esperança. Ele ainda está fazendo uso de oxigênio em casa, mas está se recuperando muito bem. Não temos o que dizer do HSV, sempre fomos tratados com carinho. Recebemos uma mensagem da equipe perguntando dele, dizendo que estavam com saudade. Foi uma atitude muito bacana”.

Related Posts