Emergência do HSV registra queda, em comparação a 2019, no número de atendimentos durante o Natal

Durante o período de Natal, o setor de Emergência/Pronto Socorro Adulto do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) teve redução de 56% no número de atendimentos em comparação ao mesmo período de 2019.

Entre os dias 24 e 27 de dezembro, o serviço atendeu a 19 ocorrências de emergência, quase cinco ocorrências por dia, sendo que o maior índice foi de atropelamentos (5 registros), seguido de acidentes de trânsito envolvendo moto e automóvel (4 registros) e agressões físicas (3 registros).

No ano passado o feriado prolongado de Natal teve um dia a mais e entre os dias 21 e 25 foram registradas 44 ocorrências de emergência, quase nove ocorrências diárias. Os casos de queda de moto foram os que tiveram o maior índice de atendimento (13 registros), em sequência foram casos de acidente de trânsito envolvendo automóveis (8 registros) e agressões físicas (7 registros).

A redução nos índices se deve especialmente às medidas adotadas diante do retrocesso para a Fase Vermelha do Plano São Paulo de Retomada Econômica, que restringiu o funcionamento somente aos serviços essenciais nos dias 25, 26 e 27, reduzindo o fluxo de pessoas nas ruas. Além do trabalho de conscientização para que as famílias mantivessem o isolamento social.