Exclusivo para pacientes oncológicas, encontro de cuidados e valorização da autoestima encerrou a programação do Outubro Rosa 

Vanessa Camila Cândido, de 37 anos, foi uma das 15 mulheres que tiveram a oportunidade de esquecer, por uma tarde, as dores e os incômodos que passaram e ainda passam durante o tratamento contra o câncer. Nesta segunda-feira (30), a professora de inglês participou da “Tarde Rosa”, um evento realizado pelo Time de Humanização do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), exclusivamente para as pacientes oncológicas. 

Para Vanessa, que descobriu o câncer de mama no ano passado e já completou os ciclos de quimioterapia, seguindo, agora, com as sessões de radioterapia e medicação oral, participar de uma tarde repleta de atividades eleva a autoestima. “Esse evento foi muito especial para mim e para as meninas. Às vezes a gente tem a autoestima baixa pela perda de cabelo, perda ou ganho de peso por causa das medicações. Hoje foi um dia de alegria para todas nós”, reconheceu a paciente. 

“Eu sempre fui muito bem acolhida pelos médicos e enfermeiras do São Vicente. Por todos que trabalham aqui: gratidão, porque eu sou muito bem tratada”, disse. 

No encontro, que marcou o encerramento das ações e atividades desenvolvidas pelo HSV em apoio à Campanha Outubro Rosa, de conscientização ao câncer de mama no que diz respeito à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença, as mulheres tiveram a oportunidade de participar de oficinas de relaxamento aromático e mini tutorial de sobrancelhas; uma roda de conversa sobre os direitos da mulher com câncer de mama; conferir os resultados da exposição fotográfica “Outubro Rosa – Retratos” e, ainda, celebrar a vida da Celina Cunha, que fez questão de comemorar os seus 74 anos e a tão sonhada cura ao lado das companheiras de luta.  

Depois do Câncer de Mama, Celina faz questão de celebrar a vida, especialmente a sua saúde 

 “Estou muito feliz”, respondeu quando perguntado como se sentia em comemorar mais um ano de vida nesse encontro promovido pelo HSV que, para ela, serve de motivação. “É um apoio mútuo. Quando a gente se encontra, sempre há uma troca e por isso esses eventos são importantes”, completou. 

Related Posts