Semana especial contou com dinâmicas, quiz online e premiações
Este mês, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) realizou uma série de atividades voltadas à Campanha da Sepse e à Semana de Segurança do Paciente, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Sepse (13 de setembro) e ao Dia Mundial da Segurança do Paciente (17 de setembro). Foram mobilizados profissionais de diferentes áreas para reforçar a importância da conscientização e do diagnóstico precoce da sepse, além de fortalecer a cultura de segurança na assistência ao paciente.
As atividades da Campanha da Sepse envolveram colaboradores de forma multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas e equipe administrativa. “Essa integração contribuiu para criar um clima de competição saudável entre os setores e ampliar o impacto das ações”, afirma o enfermeiro da Qualidade, Rennan Vecchi.

Ações reforçam o compromisso do HSV de garantir excelência no atendimento
Sendo realizada de forma simultânea, a Semana da Segurança do Paciente também foi um sucesso. O Hospital promoveu um jogo de perguntas e respostas, no estilo “Passa ou repassa”, com foco nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente, além de outra dinâmica sobre a experiência do paciente.
Esse tipo de mobilização tem caráter estratégico. “A Semana de Segurança do Paciente funciona como um lembrete coletivo de que a segurança deve ser prioridade todos os dias. Essas ações sensibilizam e conscientizam os profissionais, fortalecem a cultura de segurança e ajudam a prevenir riscos”, explica a enfermeira da Qualidade, Bianca Lourenço.
Com saldo positivo de engajamento e aprendizado, as ações da Campanha da Sepse e Semana da Segurança do Paciente realizadas pela Rede Integrada HSV atingiram mais de mil colaboradores. A promoção dessas atividades reforça o compromisso da Instituição em manter a segurança e a qualidade assistencial no centro de suas práticas, valorizando as equipes e estimulando um ambiente saudável e desafiador para o crescimento profissional e pessoal de cada colaborador.

Dinâmicas da Semana da Segurança do Paciente testaram o conhecimento dos profissionais








