Hospital São Vicente realiza segunda captação de órgãos desta semana

A Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) realizou na tarde desta quarta-feira, dia 14, a segunda captação de órgãos desta semana. Desta vez a doação foi autorizada pela família de um homem de 54 anos. Foram doados rins, que seguiram para Campinas; fígado que foi destinado à região de Botucatu; e córneas, encaminhadas ao Banco de Olhos de Sorocaba. No início da semana a equipe já havia viabilizado a captação de pulmões, fígado e rins de uma paciente de 28 anos.

A doação é realizada mediante a confirmação da morte encefálica, validada por uma série de exames e com o consentimento da família. Para que isso ocorra, há uma equipe multidisciplinar que atua sob a coordenação da enfermeira Thais Fernanda da Rocha Santos, responsável pela CIHT-HSV. São psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, equipes médicas e de enfermagem, dentre outros profissionais.

Ela explica que se faz necessária a mobilização de uma grande rede para viabilizar que os órgãos doados cheguem em perfeitas condições e dentro do tempo indicado para que cada órgão seja retirado de um paciente e transplantado em outro. No caso da captação desta quarta-feira, o fígado resiste a até 12 horas, rins a 48 horas e córneas a sete dias. Em casos nos quais os órgãos, como coração e pulmões são doados, há a necessidade de mobilizar o transporte aéreo, a fim de correr contra o tempo, pois o tempo de isquemia é de 4 horas.  

Related Posts