Análise preliminar da qualidade das informações codificadas pelo Hospital também foi apresentada
Neste mês, o Comitê de Governança Clínica do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em parceria com a consultoria Planisa, realizou mais uma reunião do projeto de implantação da metodologia DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados). A consultora assistencial da Planisa, Reginalda Batista, esteve presente, compartilhando percepções importantes para a evolução da iniciativa.
De acordo com Erica Prado Borges, coordenadora do Escritório de Projetos do HSV, o encontro teve como foco principal fortalecer os conceitos do DRG, que oferece uma abordagem inovadora para gestão hospitalar. “A metodologia possibilita melhorias significativas em áreas como gestão de custos, eficiência operacional e tomada de decisões baseadas em evidências. Além disso, foi apresentada uma análise preliminar da qualidade das informações codificadas pelo Hospital, avaliando o alinhamento com os pilares do cuidado centrado no paciente”. Segundo ela, pontos como uso eficiente de leitos, redução de condições adquiridas, readmissões e internações evitáveis tiveram destaque.
Próximos passos
Para garantir a efetividade do projeto, algumas etapas estratégicas foram definidas, como a realização de capacitação da equipe – para que a plataforma DRG seja utilizada de forma otimizada, extraindo dados relevantes e gerando insights acionáveis – e a integração do sistema de custos com a ferramenta DRG, permitindo uma visão detalhada dos custos associados a cada paciente e procedimento.
Encontro reuniu colaboradores do HSV e representante da Planisa