Médica do HSV dá orientações sobre prevenção e tratamento da obesidade 

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é lembrado nesta quarta-feira (11) 

Nesta quarta-feira (11) é lembrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, tratamento e acompanhamento da obesidade. Segundo a médica do HSV, Dra. Bruna Liberali, atualmente, cerca de 4% da população brasileira é obesa. “É muito comum observarmos a banalização dessa condição, mas reconhecer que a obesidade é uma doença crônica complexa e que é necessário auxílio para tratá-la é o primeiro passo para a mudança”, aponta. 

A condição é diagnosticada por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). “O cálculo considera o peso e a altura do paciente. Quando o resultado é acima de 30 kg/m2, dizemos que o paciente é obeso. Já pacientes com IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso”, explica Dra. Bruna. 

Dra. Bruna Liberali afirma que a obesidade é uma doença provocada por diversos fatores

A obesidade é considerada fator de risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças. “O paciente pode desenvolver diabetes tipo 2, aumento do colesterol e triglicérides, hipertensão, artrose e até complicações mais graves, como infarto e câncer”, afirma a médica. 

De acordo com a profissional, a obesidade é uma doença complexa e multifatorial, com diversas causas. “Essa condição está associada ao sedentarismo e aoshábitos alimentares inadequados, mas esses comportamentos são guiados por emoções e, por isso, é importante também cuidar da saúde mental. O ideal é que o tratamento da obesidade contemple acompanhamento médico, de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos”, orienta. 

Para Dra. Bruna, o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade é necessário para informar e atingir mais pessoas. “Essa data é importante para que a população relembre os riscos que a obesidade traz à saúde e, principalmente, entenda que há tratamento”.  

Related Posts