Primeira captação de órgão de 2023 no HSV é realizada nesta terça, dia 03

Na tarde deste dia 03 de janeiro a equipe da Comissão Intra Hospitalar de Transplante (CIHT) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) realiza a primeira captação de órgão de 2023. Desta vez a família doadora é a de um homem, de 37 anos, vítima de acidente de trânsito. O órgão doado é o fígado, que seguirá para transplante em São Paulo, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Família autoriza a doação de fígado, que segue para salvar uma vida no Hospital Oswaldo Cruz – é a primeira captação do ano no HSV
 
 

O órgão será levado à capital por meio rodoviário, tendo em vista que o tempo de isquemia do fígado, ou seja período em que resiste em boas condições entre a retirada de um paciente e transplante em outro, é de 12 horas.

Em 2022 o HSV acompanhou 45 pacientes com morte encefálica confirmada, deste total, apenas 10 efetivaram a doação de órgãos, somando 51 órgãos doados a pacientes que aguardavam na fila por um transplante. Dos 35 pacientes que não efetivaram a doação, sete tiveram a recusa da família e outros 28 apresentaram contra-indicação ou ausência de responsável legal.

A enfermeira coordenadora do CIHT, Thais Fernanda da Rocha Santos, reforça que a doação só pode ser consentida pela família e que, portanto, é essencial que o assunto seja tratado com naturalidade, permitindo que a família, ao se deparar com a perda de um ente querido, possa tomar a decisão mais acertada para o momento.

Related Posts