Profissionais da higiene reforçam importância do serviço no combate à covid-19

Reconhecidos como heróis, os profissionais da saúde são hoje o foco de todas as notícias que envolvem a covid-19. De homenagens escritas em cartas de agradecimentos, posts em redes sociais, vídeos emocionados e doações, as equipes assistenciais continuam dedicando suas vidas no cuidado direto a pacientes diagnosticados com a doença respiratória. No mesmo nível de comprometimento, os hospitais contam com outra equipe indispensável no combate ao coronavírus: os colaboradores da Hotelaria Hospitalar. 

A limpeza nas unidades de saúde sempre foi essencial na prevenção de qualquer tipo de contaminação, seja por vírus ou por bactérias, mas o reconhecimento do serviço tomou novas proporções após o surgimento da covid-19. Na linha de frente, a equipe do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), composta por 130 colaboradores, se divide entre as atividades de higiene e rouparia. “Infelizmente, pouco se houve falar da importância do trabalho das equipes de apoio. São guerreiros anônimos, responsáveis por toda a coleta e o abastecimento do enxoval, limpeza, desinfecção e organização dos hospitais, contribuindo diretamente na assistência aos pacientes. Tenho muito orgulho da minha equipe”, disse a supervisora de hotelaria do HSV, Ivonete Prexede. 

Lea encara os desafios da profissão com bom humor

A auxiliar de limpeza, Lea Fernanda Bandeira Rigoni, conta que com o aumento no número de internações o volume de trabalho cresceu, mas que o apoio e o cuidado da instituição com os profissionais trouxe tranquilidade na realização das tarefas. “Desde o inicio nós sempre recebemos todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários, recebemos a vacina, além de todo o suporte da nossa chefia, que sempre esteve disponível para nos ajudar com os nossos medos e incertezas. Nosso trabalho é crucial, pois a higiene é à base de tudo”.

Considerada uma medida de segurança, as atividades devem seguir corretamente todos os protocolos de limpeza preconizados pela Anvisa. A supervisora do serviço também conta que, priorizando a segurança de todos, a instituição utiliza os melhores produtos de higiene hospitalar do mercado, assim como a contratação da prestadora de serviços líder em 28 países onde opera. Em conjunto com a empresa Elis, por meio da Unidade Atmosfera, responsável pela gestão dos serviços dos enxovais no HSV, são higienizados 60 mil quilos de peças de roupas por mês. A coleta, assim como a entrega dos enxovais, são realizadas diariamente. 

Elizangela enfrenta a covid-19 com calma e coragem

“Nós estamos aqui para acolher o paciente da melhor forma. Quando realizamos a higienização dos quartos, para nós é muito mais do que uma limpeza, é um forma de proporcionar para aquela pessoa um ambiente agradável de ficar. Eles já estão passando por um momento tão difícil, então a gente oferece esse aconchego, deixando tudo organizado e limpinho”, completa a auxiliar de limpeza, Elizangela Silva.

Related Posts