SAMU Jundiaí celebra 18 anos e SAEC, 21.  

Data foi celebrada com café especial e homenagens aos serviços 

Reconhecido e admirado pela população, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou, no último domingo (27), 18 anos de atuação na cidade de Jundiaí. Inquestionável, a dedicação e o comprometimento da equipe ultrapassam os limites do tempo, somando, desde sua implantação, números, histórias e relatos de gratidão e superação de pacientes e familiares que utilizam o serviço. O mesmo ocorre com o Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC), que celebra 21 anos, também neste mês. Para marcar as comemorações, um café da manhã especial foi preparado pela Prefeitura de Jundiaí e pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, por meio do Departamento de Gestão de Pessoas. O encontro foi promovido, nesta segunda-feira (28), na base do SAMU, na Vila de Vito. 

Representando o Prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, destacou a importância do trabalho conjunto realizado entre a Prefeitura e o Hospital São Vicente. “Junto com o HSV, temos conveniado o Complexo Hospitalar, os prontos atendimentos, SAMU, SAEC e ESF. Uma grande parceria para promover todo esse cuidado e carinho para a população. Por isso, hoje, venho aqui trazer o senso de gratidão a cada um de vocês”, disse ele, acompanhado da Gestora Adjunta, Dayane Martins, e da Diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniele Evangelista. 

Homenagem impressa foi entregue aos representantes dos serviços 

“É hora de dar os parabéns, mas também é preciso agradecer porque sabemos que não é fácil. Pode parecer clichê quando falamos que vocês são heróis, mas, de fato, quem está nesta área de prontidão sabe que precisa ter vocação para atuar. Hoje, estamos aqui representando a diretoria do Hospital, juntamente com o departamento de Gestão de Pessoas, numa forma de promover esta integração e levar mais acolhimento para os profissionais que integram os grupos externos ao prédio do HSV”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes. 

“Também é preciso agradecer à Administração Municipal, por meio do Prefeito Luiz Fernando, do gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, além da Unidade de Gestão da Promoção da Saúde, por enfrentar os desafios juntamente com o Hospital São Vicente. A nova base do SAMU que está em construção, por exemplo, será mais estruturada e moderna, o que permitirá a otimização do serviço. Este é mais um investimento que demostra a preocupação da atual gestão com a saúde em nosso município”, concluiu. 

Homenagem 

Em celebração às festividades e evidenciar o trabalho desempenhado pelas equipes, a Câmara Municipal de Jundiaí também homenageou os profissionais, durante a sessão, realizada na última terça-feira (22). “Os serviços são essenciais aos munícipes de nossa cidade, que podem contar com atendimento de excelência em saúde”, frisou o Presidente da Câmara, Antônio Carlos Albino, durante evento, representando os vereadores do município.  

Eu costumo falar que nós, profissionais da saúde, não buscamos reconhecimento, mas temos em mente que nosso trabalho nos possibilita levar esperança de dias melhores e suporte para as pessoas que mais precisam. É um privilégio estar aqui para representá-los. O SAEC é uma extensão do atendimento do SAMU. Nós acompanhamos esse paciente desde sua entrada no hospital, sua alta, o retorno para consultas, manutenção de curativos e exames. O transporte para esse acompanhamento faz parte da reabilitação do paciente. Eu dedico 17 anos da minha vida ao serviço e concluo que para você conseguir manter um atendimento de qualidade como o nosso, é necessária muita dedicação, determinação e, às vezes, sacrifícios. Acima de tudo, é necessário ter muito amor e carinho com a nossa população”, conta emocionado o controlador de frota, Leonardo Aparecido de Costa Oliveira.  

Homenagem foi celebrada pelos presentes, na Câmara

O SAMU, que opera 24h por dia através do número 192, registra uma média de 1.500 atendimento mensais.  O serviço é responsável pelo atendimento médico pré-hospitalar de emergência, dedicando-se a salvar vidas nas mais diversas situações. Já o SAEC, registra 5 mil atendimentos mensais para pacientes com limitações na locomoção, acamados ou que necessitem de transporte adequado não só em Jundiaí, mas também em outras cidades. A equipe atende ainda visitas domiciliares e oferece suporte em acidentes de trânsito envolvendo veículos oficiais e viaturas em trajeto. A iniciativa é fundamental para acesso aos tratamentos de fisioterapia, radioterapia, hemodiálise, entre outras especialidades. Juntos, os serviços contam com o empenho de aproximadamente 200 colaboradores, que atuam em diversas áreas. 

É gratificante e estimulante saber que os representantes e a população enxergam nosso trabalho com atenção e admiração. Receber a homenagem e o investimento daqueles que coordenam o serviço e dos gestores municipais é o que nos estimula, nos motiva. Nós fazemos o que amamos, ou seja, atender com gosto os nossos pacientes”, finaliza o médico do SAMU, Rafael Lagoudakis Guérin Reis. 

Related Posts