São Vicente implanta projeto que prevê monitoramento, em parceria com as UBSs, de pacientes internados com covid-19

Com o intuito de cuidar mais e melhor dos pacientes assistidos pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), foi implantado no início deste mês o projeto “Alta Qualificada”. A iniciativa tem o objetivo de garantir que cada paciente internado no hospital com a suspeita ou confirmação de covid-19, possa ser acompanhado, pós alta hospitalar, pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro. 

Grace Campos – Gerente de Enfermagem HSV

A gerente assistencial do HSV, Grace Campos, explica que o grande diferencial é que haverá o monitoramento conjunto. “Quando o paciente der entrada no hospital, imediatamente a equipe de sua UBS de referência será comunicada e informações relevantes serão trocadas, como por exemplo, se o paciente tem alguma comorbidade, se faz algum tratamento, se faz uso de medicamentos e outras informações que poderão otimizar a eficiência do tratamento e cuidados hospitalares”, explica. 

Ao chegar na fase final de internação no HSV, a UBS de origem do paciente irá receber o “Plano de Cuidados” do paciente, que contém todo o procedimento adotado durante sua internação, bem como recomendações para acompanhamento. “A ideia é que a UBS possa dar sequência, realizando o acompanhamento de atenção primária em saúde e, assim, evitar que o paciente venha a ter a necessidade de reinternação relacionada à mesma doença”, conta. “E caso isso venha a ocorrer, será mais fácil identificar os pontos a serem melhorados, tais como acompanhamento, absenteísmo, uso contínuo de medicação e outros fatores”.

Nesta fase inicial o projeto inclui somente os pacientes internados com suspeita ou confirmação para a covid-19, porém, a intenção é que no futuro possa abranger todas as internações. “Os resultados poderão ser sentidos em curto, médio e longo prazo, uma vez que a meta é realizar a transferência do cuidado para que os pacientes possam ser assistidos na sua integralidade”, finaliza.

Related Posts