Valorizando quem faz a diferença: Hospital São Vicente celebra o Dia Nacional do Voluntariado

Nesta quinta-feira (28), é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, data dedicada a reconhecer e valorizar aqueles que oferecem seu tempo, dedicação e carinho em prol do próximo. No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), a data foi marcada por um evento especial em homenagem aos voluntários, que desempenham um papel essencial na rotina da Instituição. Com gestos de atenção, acolhimento e cuidado, eles tornam a experiência dos pacientes mais humana e acolhedora, mostrando que cada ação, por menor que pareça, faz uma grande diferença na vida de quem recebe e de quem oferece.

Durante o encontro, os representantes da equipe de voluntários (que, no total, somam 230 pessoas) receberam chocolates e um kit escalda-pés como mimo pela data. O café da manhã repleto de salgados, lanchinhos e bolo fez a alegria dos presentes. Ao longo dos próximos dias, todos os voluntários também serão agraciados com um mimo como forma de homenagem.

A homenagem teve como objetivo celebrar o trabalho voluntário realizado no HSV

A supervisora de Projetos Sociais do HSV, Viviane Rasera, destaca a importância do trabalho voluntário realizado nas unidades da Rede Integrada HSV. “Ser voluntário é escolher doar tempo, amor e atenção ao próximo. No Hospital São Vicente, nossa equipe de voluntários leva humanidade e acolhimento a cada paciente e familiar, fazendo a diferença no dia a dia da Instituição. Tenho muito orgulho de acompanhar de perto esse trabalho tão essencial e transformador”.

Nosso time de voluntários é um exemplo do que significam os valores deixados por São Vicente de Paulo. Esse acolhimento carinhoso, sem esperar nada em troca, é lindo e merece ser reconhecido todos os dias”, disse o gerente de Gestão de Pessoas, Paulo Prado.

Mimo especial incluiu chocolates e um kit escalda-pés

Os voluntários do Hospital São Vicente atuam em diversas áreas, como acolhimento de visitantes, acolhimento de pacientes em cuidados paliativos, capelania, bazar solidário e serviços como corte de cabelo e barba de pacientes internados, entre outras atividades que, ao todo, somam 13 programas diferentes. Esse trabalho apaixonado e a vontade de fazer o bem enchem os corredores de esperança.

Noaldo Radoll, visitador da capelania, explica que há uma troca preciosa com cada paciente. “Nossas visitas têm como objetivo oferecer conforto espiritual aos pacientes e familiares, respeitando as crenças de cada um, independentemente da religião. Apenas conversamos e, se o paciente pedir, fazemos uma oração. Durante essa troca, cada vez que ouvimos ‘Deus te abençoe’ e recebemos um sorriso, nosso coração se enche de alegria e gratidão. O voluntário recebe muito mais do que as pessoas imaginam”, afirma.

Feliz com a homenagem do Hospital, o cabeleireiro e barbeiro Antônio Reinaldo de Lima se considera abençoado pelo trabalho voluntário que realiza há cerca de 8 anos. “A cada corte de cabelo e barba, eu me sinto uma pessoa melhor. Ser voluntário no Hospital São Vicente é uma grande oportunidade e um evento maravilhoso como esse nos dá mais força ainda para continuar. A gente faz tudo de coração, sem esperar nada em troca, mas o carinho recebido nos motiva a ser melhores a cada visita”, comenta.

Antônio, bastante conhecido como Toninho, é voluntário do HSV há cerca de 8 anos

Related Posts