Alunos da Unicamp iniciam trabalho acadêmico no Hospital São Vicente

Alunos da Unicamp durante primeira visita ao HSV

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) ganha reforço para transformar hábitos e mudar a cultura da sustentabilidade dentro da unidade de saúde. A preocupação com a proteção e o impacto da organização no meio ambiente e na sociedade é um dos temas de maior relevância para a Instituição, habilitada como Hospital de Ensino e que, a partir deste mês, recebe alunos do terceiro, quarto e quinto ano do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os estudantes realizarão o Inventário de Gases de Efeito Estufa e iniciaram levantamento das emissões dos gases decorrentes das operações do Hospital.

A iniciativa faz parte implantação das diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança) – conjunto de critérios pelos quais as empresas são avaliadas em relação aos seus impactos ambientais, práticas sociais e qualidade de governança corporativa – no HSV. Recentemente, a Instituição iniciou um trabalho para a construção do relatório de sustentabilidade, ferramenta estratégica que visa comunicar o compromisso, o desempenho e os impactos da empresa em relação a questões ESG, contribuindo para a criação de valor a longo prazo. 

O primeiro contato com a universidade para sugerir a parceria foi realizado pela responsável pelo departamento de Compromisso Social, Viviane Rasera. O trabalho tem por objetivo aproximar o Hospital da sociedade, firmar parcerias estratégicas e alinhar os interesses da Instituição com a comunidade.

A profa. Dra. Simone Andréa Pozza, coordenadora associada do curso de Engenharia Ambiental da Unicamp, conta que os alunos receberam o convite com muita alegria. “Achei a iniciativa bem legal e aceitei o desafio, mas sabia que teríamos que formar uma equipe. Mandei um e-mail para a lista de alunos e a resposta foi a melhor possível. Todos se colocaram à disposição e ficaram muito interessados e animados com o projeto. Essa é uma experiência muito interessante para os alunos e sei que eles estão preparados para colocar em prática todo o aprendizado teórico”.

Isso é extremamente importante para nossa formação profissional. Nós fazemos faculdade pública, então gostaria muito de participar de algum projeto que tivesse esse retorno efetivo para o meio ambiente. Estou feliz de estar aqui e fazer parte desse processo”, compartilha a estudante, Nadiely Cristina Silva.

Related Posts