Hospital São Vicente realiza mais uma captação de órgãos na tarde desta quinta-feira (11)

Captação foi realizada na tarde desta quinta-feira (11)

A doação de órgãos é um dos momentos mais complexos e delicados vivenciados pelas equipes no Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). A fragilidade da vida e a gratidão tomam conta dos profissionais que acompanham de perto esse ato de amor ao próximo. Na tarde desta quinta-feira (11), a instituição realizou mais uma captação de órgãos, desta vez de um doador de 50 anos. O procedimento foi autorizado pela família e acompanhado pela Comissão Intra Hospitalar de Transplante (CIHT-HSV).

Na ocasião foram captados pulmão, rins, fígado e córneas, que foram direcionados para pacientes na fila de espera para transplante. O transporte foi realizado respeitando o tempo de isquemia, período em que um órgão pode resistir entre ser captado e transplantado em outro paciente. Os pulmões são os primeiros a serem captados, eles se mantêm em boas condições para o transplante pelo período de 4 a 6 horas. O fígado conta com o tempo de 12 horas, seguido dos rins, cujo tempo é de 48 horas e córneas, com tempo de sete dias. 

Ainda que o paciente manifeste em vida o desejo de ser doador, a decisão final é sempre da família. Por isso, o melhor caminho para que a doação seja efetivada é o diálogo. A enfermeira da CIHT, Thais Fernanda da Rocha Santos, compartilha a importância da ação. “É essencial que o assunto seja tratado com naturalidade, permitindo que a família, ao se deparar com a perda de um ente querido, possa tomar a decisão mais acertada para o momento”.

Related Posts