Hospital São Vicente cria conteúdo exclusivo para pacientes e acompanhantes

Placas estão localizadas nos quartos de internação

Cartilhas estão disponíveis no site da instituição

Identificado como um desafio para os acompanhantes, o momento da alta dos pacientes proporciona um sentimento de alívio para os familiares, mas também de incertezas e medos. Muitas vezes dependentes de cuidados especiais, oxigênio, medicações e dietas especificas, os pacientes necessitam do auxílio dos acompanhantes para resolver questões burocráticas e realizar atividades diárias. Empenhado em promover a melhoria da qualidade de vida dos usuários, não só durante a internação, mas também após sua alta, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), por meio do Serviço Social, criou um conteúdo exclusivo para facilitar esse processo.

Com uma página no site da instituição voltada totalmente para esse público, os acompanhantes podem acessar informativos como a cartilha do usuário, cartilha de direitos e benefícios sociais, manual dietoterápico, orientações durante a internação e de pós-alta e agendamentos, entre outros materiais já disponíveis online.

Sr. Fernando aprovou a iniciativa

Em situação de fragilidade, muitas vezes os pacientes e acompanhantes acabam não assimilando as informações e orientações que as equipes repassam no momento da internação e da alta, por isso identificamos a necessidade de disponibilizar esses materiais online. O acesso é mais fácil, além de ser permanente, oferecendo suporte a esse paciente em qualquer hora e lugar. A iniciativa também estimula a comunicação visual, o que auxilia o entendimento por parte dos familiares. É um recurso que trará mais conforto e esclarecimento nesse processo de dúvidas”, explica Ana Iza Bianchin, supervisora do Serviço Social.  

O acompanhante Fernando Araújo de Sousa, de 55 anos, utilizou o conteúdo e ficou impressionado com a iniciativa. “Nos sentimos extremamente respeitados e acolhidos. É muito interessante e possuí abas diferentes para você acessar o que for mais indicado para você. Nos passa uma segurança, um cuidado, um carinho diferenciado”.

O QR CODE para acesso dos materiais já está disponível nas enfermarias, dentro dos quartos para facilitar a visualização dos acompanhantes. Basta apontar a câmera do seu celular para o código e abrir a página de internet. Em breve, o conteúdo será disponibilizado nos Prontos Atendimentos, mas o acesso também pode ser realizado pelo site do hospital: www.hsvicente.org.br/paciente/.

Related Posts