Hospital São Vicente fecha dezembro com 700 cirurgias realizadas

Durante a pandemia, o número mais alto de cirurgias realizadas chegou a 626 em setembro deste ano

Em dezembro de 2022 o Centro Cirúrgico do HSV realizou mais de 23 cirurgias por dia, quase uma a cada hora. Foram 700 procedimentos cirúrgicos realizados.

No mês de dezembro o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) atingiu um importante marco para a saúde em nossa região. Foram realizadas 700 cirurgias, apenas 10 a menos que o recorde do hospital, alcançado em outubro de 2019, ou seja, pré-pandemia.

“Isso demonstra o grande empenho e capacidade operacional do Hospital São Vicente. Hoje, todos os esforços são no sentido de atingir patamares similares aos números de cirurgias realizadas antes da pandemia.  O que exige planejamento, estratégia, empenho das equipes envolvidas e principalmente apoio da gestão municipal, temos que unir forças para melhorar cada vez mais os resultados, o acolhimento, a agilidade e, principalmente, a eficiência de nossos equipamentos de saúde”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Atualmente o HSV realiza 24 mil atendimentos ao mês, sendo referência em alta complexidade para 900 mil habitantes em cardiologia, oncologia, traumato-ortopedia, neurocirurgia, urgências e emergências. Das 700 cirurgias realizadas no último mês de 2022, 447 foram de urgência e 253 eletivas.

O Centro Cirúrgico do HSV tem oito salas com estrutura para funcionamento simultâneo. Em alguns momentos mais críticos da pandemia, até mesmo esta infraestrutura foi necessária para a assistência aos pacientes não cirúrgicos. Mesmo assim, os procedimentos eletivos nunca deixaram de ser realizados. Para efeito de comparação, no ano de 2019 foram realizadas em média 608 cirurgias ao mês. No ano seguinte, início da pandemia, a média ficou em 432. E em 2021, chegou a 393. Em 2022, especialmente no segundo semestre os números começaram a crescer e o ano fechou com média de 556 cirurgias mensais.

No mês de dezembro com a realização de 700 cirurgias, o HSV superou em 40% a meta de cirurgias pactuadas para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o que demonstra a grande capacidade operacional do HSV, decorrente especialmente de investimentos em equipamentos realizados nos últimos cinco anos e nas técnicas de gestão estratégica que têm sido adotadas pela instituição com foco na otimização de recursos e capacitação multiprofissional.

Dentre as 15 especialidades cirúrgicas atendidas pelo HSV, ortopedia é a que teve a maior taxa de realizações de cirurgias no decorrer do ano, representa 32,8% do total de cirurgias. Em seguida estão as cirurgias gerais (vesícula, úlcera, hérnia entre outras), com 20,2%; e em terceiro as cirurgias de urologia, com 8,5%.

Related Posts