Hospital São Vicente lança pesquisa de satisfação digital para pacientes da internação 

Atualização tem como objetivo tornar o atendimento mais efetivo 

Em agosto, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) implementou um novo formato de Pesquisa de Satisfação Pós Alta para os pacientes da internação. Agora, no dia seguinte após a alta, o paciente recebe no WhatsApp o link para a pesquisa que avalia a estadia no hospital. Antes, a coleta de informações era feita com um atendente pelo telefone. A atualização vai ao encontro do momento de transformação digital do HSV, que prioriza efetividade e agilidade nos atendimentos.

 

Atualização vai ao encontro do momento de transformação digital do HSV

Segundo a coordenadora do Núcleo de Experiência do Paciente do HSV, Caroline Alves, a pesquisa realizada pela internet é a ferramenta ideal para atingir mais pessoas e, consequentemente, obter mais respostas. “Antes de utilizar esse sistema, o alcance e a média de pesquisas diárias realizadas no hospital era de 150. Agora, serão cerca de 1.400 envios de formulários por mês e, só nos últimos 10 dias, recebemos mais de 400 respostas ao todo, entre pesquisas iniciadas e finalizadas. Mesmo que nem todos tenham acesso ao WhatsApp, esse canal tem atingido mais pessoas e apresenta resultados muito positivos”, aponta. 

O formulário permite a avaliação de serviços prestados nas áreas de recepção, psicologia, nutrição, limpeza, fonoaudiologia, fisioterapia, estrutura física, controle de acesso, equipe médica e enfermagem. O paciente pode classificar o resultado do atendimento como muito satisfeito, satisfeito, bom, regular ou ruim. Ao fim da pesquisa, ele tem acesso ao canal da Ouvidoria do HSV para registrar sugestões, elogios e reclamações. 

A segunda etapa da proposta é implementar a Pesquisa de Satisfação para pacientes durante o período de internação no Hospital São Vicente, nas primeiras 24h após a hospitalização e depois a cada 48h. “O objetivo de realizar a pesquisa com o paciente hospitalizado é que a gente compreenda e resolva demandas para que a experiência dele seja mais positiva, para que não se torne uma reclamação após a alta. Dessa maneira, conseguimos apresentar um atendimento mais efetivo”, conclui Caroline. 

Related Posts