HSV contrata pela primeira vez na história bombeiro civil que auxiliará na segurança de colaboradores e pacientes

Bombeiro Civil da unidade garante a segurança e bem-estar dos colaboradores e pacientes

No início do mês de outubro, a equipe de Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) do Hospital São Vicente, passou a contar com um bombeiro civil em sua equipe. Esta é a primeira vez que a instituição realiza a contratação de um profissional do gênero que vem a contribuir com a equipe do setor na prevenção e combate de incêndios, identificação e avaliação de riscos existentes em instalações e na construção do local, prevenção de riscos ao patrimônio e possíveis vazamentos de gases tóxicos, testes em equipamentos de proteção e realização de inspeções periódicas dos equipamentos de combate ao incêndio, conforme a lei regulamentadora 11.901/09 em âmbito nacional. 

Além de agregar conhecimento técnico junto ao setor, Oséias Gomes da Silva, novo membro e bombeiro civil, conta que é treinado para orientar os colaboradores a evacuar o local de trabalho em caso de emergência, bem como prestar os primeiros socorros. Silva também é responsável por guiar os profissionais do hospital em relação ao local, saídas de emergência e possíveis vítimas em casos de incidentes. 

O hospital está finalizando a adequação de seus sistemas de prevenção e combate a incêndio de acordo com o projeto aprovado junto ao Corpo de Bombeiros. Finalizada essa adequação, a próxima fase será testar todos os sistemas. Neste caso, a colaboração do bombeiro civil será fundamental para garantir o funcionamento de equipamentos, detectores e sensores, permitindo assim a segurança de nossos pacientes e colaboradores”, esclarece Ibere Santos, supervisor do setor de Engenharia de Segurança do Trabalho.  

A contratação do bombeiro civil em atuação direta no HSV é mais uma das iniciativas da instituição para que em breve seja viabilizado o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). 

Related Posts