Jovens realizam apresentação para gestores do HSV e concluem programa de aprendizagem com sucesso

Evento aconteceu no auditório do SENAC e reuniu outras empresas em projeto final

Na última quinta-feira (19), os gestores do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) participaram da apresentação do projeto final de aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Ao todo, 10 estudantes que atuam na instituição e finalizam suas atividades ao final deste mês, compartilharam suas rotinas nas empresas, pesquisas que envolvem humanização, importância de serviços municipais e vivências profissionais, pessoais e sociais.

No HSV, os jovens passaram pelos setores de Recursos Humanos, Engenharia de Segurança do Trabalho, Contabilidade, Higiene Hospitalar, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Pronto Socorro de Ortopedia, Núcleo de Atenção ao Cuidado (NAC) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

“O programa tem como objetivo inserir e ofertar a primeira oportunidade de trabalho de jovens de todo o país, acolhendo, direcionando e participando da construção profissional dos mesmos. O contrato dos novos profissionais possui duração de 1 ano e 7 meses e, nesse período, o jovem vivencia todos os processos dentro de uma empresa desde conceitos teóricos até os práticos. O papel do hospital é preparar esse jovem para o mercado de trabalho e fazer parte desse processo de descobertas. É importante ressaltar que contamos com muitas chances de efetivação por meio do bom desempenho desses aprendizes”, explica a analista de recursos humanos, Aline Farias.

A Mayara Gonçalves, de 21 anos, fala sobre o aprendizado adquirido dentro do hospital. “Ser aprendiz no HSV foi incrível, principalmente por ser meu primeiro emprego. Eu esperava que não fosse dar conta por ser um hospital grande e que ia desistir na primeira semana, mas eu tive pessoas maravilhosas no meu ambiente de trabalho, que me incentivaram e apoiaram todos os dias. Realmente aprendi muitas coisas que eu não imaginava, até nesta reta final do meu contrato eu continuo aprendendo coisas novas e me surpreendo cada vez mais. Foi aqui que decidi minha profissão como auxiliar de enfermagem. Espero que o jovem aprendiz que entrar no meu lugar aproveite e aprenda tanto quanto eu, pois só tenho a agradecer pela experiência que tive aqui”.

Além de supervisora da Mayara, a enfermeira Diana Ferreira Amaral, foi uma das gestoras que participaram da ação de conclusão do programa. “As apresentações foram criativas, práticas e humanas, eles trouxeram vivencias reais. O grupo do HSV, dentre outras ações e abordagens, fez uma ação belíssima com o Centro POP, que acolhe pessoas em vulnerabilidade social na cidade. Eles realizaram gincana com o propósito de arrecadar itens de higiene para doação e fizeram visitas na unidade, participando de algumas atividades. Souberam trabalhar pontos sensíveis para a sociedade em geral. Ter um aprendiz na unidade trouxe rapidez em pontos específicos, pois eles possuem facilidade com a tecnologia, aplicativos e conseguiram mostrar por meio das atividades exercidas que é necessário equilíbrio, responsabilidade e disciplina. Foi uma troca de energia divertida”.

Related Posts