Mulheres são maioria no quadro de colaboradores do HSV

Com 72,22% de mulheres em sua equipe, o Hospital São Vicente reforça o papel fundamental da presença feminina no setor de saúde

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), referência no cuidado à saúde na região de Jundiaí, destaca o papel fundamental das mulheres da equipe na construção diária da Instituição. Com 72,22% do seu quadro de colaboradores composto por mulheres, o Hospital é um exemplo de força feminina, não apenas em números, mas também em ações e impactos diretos no atendimento à comunidade. Além do trabalho de excelência realizado, a Instituição reconhece a atenção aos detalhes, a empatia e o atendimento feito com carinho pelas colaboradoras, e valoriza isso como traço importante da humanização no ambiente hospitalar.

Para Rafaela Alves Costa, coordenadora do departamento de Qualidade, que se orgulha de representar o Hospital em um cargo de liderança, essa realidade não é apenas uma estatística, mas um reflexo da participação, da competência e da paixão que as mulheres demonstram em suas carreiras. “As mulheres têm uma presença essencial em todos os aspectos do nosso trabalho, desde os cuidados com os pacientes até a administração de processos e projetos. A Rede Integrada HSV valoriza todo o empenho e a dedicação de cada colaboradora e é gratificante trabalhar em um Hospital assim”, afirma.

Rafaela Costa reconhece a valorização feminina na Rede Integrada HSV

De acordo com o departamento de Gestão de Pessoas da Rede Integrada HSV, atualmente, 2.283 mulheres ocupam diferentes cargos dentro da Instituição, que vão desde áreas administrativas até setores técnicos e assistenciais, refletindo a diversidade e a competência feminina. Além disso, o HSV conta com mulheres que atuam na instituição com tempos de casa que variam de 1 a 43 anos, um verdadeiro reflexo da dedicação e comprometimento de quem faz parte da história do Hospital. Essas profissionais, com diferentes trajetórias, têm sido pilares de sucesso e de qualidade no atendimento prestado à comunidade. A presença dessas mulheres com longa experiência soma-se ao talento das novas gerações, garantindo uma equipe diversificada e altamente comprometida.

No HSV, o ambiente de trabalho que valoriza a igualdade de oportunidades, aliado ao apoio de uma gestão inclusiva, possibilita que cada vez mais mulheres conquistem posições de liderança. Prova disso é o programa Banco de Talentos, que, em 2024, promoveu 129 colaboradores. Dentre eles, 102 são mulheres, representando aproximadamente 79,07% do total de promovidos. Esse resultado demonstra o compromisso da Instituição com o crescimento e a valorização das mulheres, que continuam a desempenhar um papel fundamental na transformação do Hospital e no cuidado à saúde da comunidade.

Em 2025, Caroline Queiroz Dias foi promovida de enfermeira líder a enfermeira supervisora, ocupando pela primeira vez um cargo de supervisão. A colaboradora se orgulha da jornada profissional que trilhou no HSV. “Sempre almejei crescimento profissional no Hospital e, ao ser promovida, o sentimento é de empoderamento e dever cumprido. Assumir um cargo de gestão dá um frio na barriga, pois a responsabilidade aumenta, mas estou muito feliz e confiante. O Banco de Talentos traz muitas oportunidades para as mulheres e, quando elas ocupam cargos de liderança, é uma valorização da diversidade. Além disso, é uma motivação para que as colaboradoras estejam sempre em busca de qualificação profissional e crescimento”, explica.

Caroline Dias assume pela primeira vez um cargo de supervisão

O novo superintendente do Hospital São Vicente de Paulo, Amauri Liba, reconheceu a importância do trabalho de excelência das mais de duas mil colaboradoras da Instituição. “A mulher desempenha um papel fundamental em todas as esferas da sociedade e no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo não poderia ser diferente. Ao investir e incentivar o crescimento profissional delas, não estamos apenas fortalecendo o Hospital, mas também contribuindo para uma comunidade mais justa e igualitária. A cada dia, é possível ver o impacto positivo das mulheres em nossa equipe e isso nos motiva a seguir em frente, com confiança, para continuar oferecendo o melhor cuidado à saúde para a população”, conclui Liba.

Como forma de agradar as colaboradoras, o HSV preparou um mimo especial: ao longo das próximas semanas, serão entregues lacinhos de cabelo no modelo scrunchie. Esses adereços, feitos de elástico e revestidos com tecido, têm a proposta de deixar o visual ainda mais volumoso e estiloso. A iniciativa vem ao encontro dos princípios ESG (ambiental, social e de governança), promovendo a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais, uma vez que foram produzidos com retalhos de uniformes, que já não podem ser usados ​​e seriam descartados.

Esta lembrança é uma forma criativa e consciente de valorizar as mulheres do Hospital, unindo carinho e responsabilidade ambiental. Simples, mas repleta de significado, a ação não só reconhece nossas colaboradoras de maneira única, como também reforça nosso compromisso com um ambiente inclusivo e sustentável”, explica a supervisora de Projetos Sociais do HSV, Viviane Rasera.

Related Posts