Nos 20 anos do SAEC, quem ganha o presente é a população

Profissionais dedicam suas vidas ao serviço

Responsável pelo atendimento especial e exclusivo aos pacientes que necessitam de transporte para terapias, exames, consultas e altas hospitalares, o Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC) completa neste mês 20 anos de atuação em Jundiaí. Durante todos esses anos, o que define a equipe, formada por controlador de frotas, técnicos de enfermagem, recepcionistas, vigias e assistentes administrativos, além do encarregado de enfermagem e coordenador da unidade, é o orgulho da profissão e do trabalho desenvolvido por eles.  

“O SAEC é um serviço de excelência prestado à população. Atendimento humanizado, acolhedor, como é o padrão do HSV. Completamos 20 anos, com frota renovada que oferece segurança e conforto, tanto para os usuários quanto aos técnicos que atuam diariamente no cuidado às famílias de Jundiaí”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Atualmente com 65 colaboradores treinados e capacitados, uma frota de 13 ambulâncias e 6 vans, o serviço realiza uma média de 5.400 remoções e transportes por mês. A assistência, além de beneficiar a população de Jundiaí, ainda contribui com a saúde de outros municípios. “Nós atendemos pacientes com limitações na locomoção, acamados ou que necessitem de transporte adequado, com recursos que nós possuímos na viatura.  É garantia do direito e qualidade do serviço prestado ao usuário. Também prestamos apoio para casos já avaliados pela regulação médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, reforça o coordenador do serviço, João Natal Fiorot. 

Equipe do SAEC celebra aniversário do serviço

A equipe atende ainda visitas domiciliares e oferece suporte em acidentes de trânsito envolvendo veículos oficiais e viaturas em trajeto. Segundo os usuários, a iniciativa é fundamental para o acesso aos tratamentos de fisioterapia, radioterapia, hemodiálise, entre outras especialidades. Para o sr. Florisvaldo Saltini, de 54 anos, não existe dinheiro que pague o auxílio e carinho com que é tratado pelos profissionais que realizam o transporte.  

“Eu fraturei o fêmur, tive trombose e ainda tenho diabetes, o que resultou na amputação de uma perna. Preciso fazer curativos regularmente e comparecer nas consultas realizadas na Faculdade de Medicina do município. Também sou acompanhado pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD) da Prefeitura de Jundiaí, o que me ajuda demais. Para toda essa locomoção, há 9 anos eu conto com o serviço do SAEC. Eu nunca vi tantas pessoas maravilhosas trabalharem juntas, sempre fui cuidado com muito respeito, com amor. Eles merecem todas as homenagens possíveis”. 

A mesma admiração é compartilhada pelo sr. Sebastião Pereira Sales, de 59 anos, que desde março conta com a alegria e descontração da equipe para animá-lo nos dias de tratamento. “Uso o transporte pelo menos duas vezes por semana para ir na fisioterapia que faço no Centro de Reabilitação Jundiaí, para ir para quimioterapia, no Instituo de Oncologia, onde trato um mieloma múltiplo e no Hospital São Vicente, onde realizo exames. Eles são extrovertidos, nos motivam e já chegam brincando conosco. Isso é maravilhoso, melhora nosso humor, deixa a situação mais leve e também nos aproxima. Ficamos amigos ao longo do tempo e tenho prazer em evidenciar que o trabalho deles é excelente”. 

O controlador de frota e membro do SAEC desde 2007, Leonardo Oliveira, compartilha um forte relato sobre sua experiência de 15 anos dentro da unidade. “O verdadeiro significado do SAEC, no meu ponto de vista, é trabalhar com amor, empenho e buscar o principal reconhecimento na recuperação e gratidão dos pacientes. Somos a esperança de dias melhores para aqueles que mais precisam, nós caminhamos pelos acamados e cadeirantes”. 

Informações e Serviço 

O agendamento para transporte único no município deve ser feito no dia anterior a consulta, por meio do número 0800 770 7192, que também funciona aos finais de semana. Para tratamentos que exigem transporte frequente, o paciente deve fazer o cadastro no SAEC, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário que o solicitante apresente os documentos pessoais, comprovante de endereço e a carta expedida pelo médico ou serviço de saúde, descrevendo o motivo e o período de tratamento. Após o cadastro, o enfermeiro irá verificar o tipo de veículo mais adequado para o transporte. Para casos fora do município de Jundiaí, o procedimento é o mesmo, mas precisa ser agendado com 10 dias de antecedência. 

Related Posts