Ambulatório de Ortopedia do HSV segue com atividades recreativas para as crianças

Semanalmente, o Ambulatório de Ortopedia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) ganha mais cor e diversão com as atividades recreativas oferecida às crianças que aguardam ou já passaram por atendimento médico na unidade. Desde o início da ação, em junho de 2024, 943 pacientes foram acolhidos com as oficinas de desenhos, pintura e sessões criativas com o objetivo de proporcionar conforto aos pequenos durante o tratamento.

A ação acontece às quartas-feiras, quando o público infantil recebe atendimento dos profissionais (equipe de enfermagem e médicos) desse ambulatório do HSV. Cada semana, há uma atividade diferente: desenhos para colorir, oficinas lúdicas e também são trabalhados eventos de acordo com a data comemorativa do mês como páscoa, festa junina e natal, por exemplo.

Nádia faz questão de elogiar a equipe de enfermagem e os médicos do Ambulatório de Ortopedia

Disponibilizar atividades variadas tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento motor, a imaginação, criatividade e comunicação que auxiliam, também, na adaptação ao ambiente hospitalar. Em média, são 40 crianças atendidas toda a semana.

Para a Coordenadora Hospitalidade, Jaqueline Queiroz Pádua, promover atividades como essa fazem a diferença. “Essa iniciativa não apenas reduz a ansiedade e o medo das crianças, mas também promove um vínculo positivo com o ambiente hospitalar, garantindo um atendimento mais humanizado e acolhedor para os pequenos e suas famílias”, diz Jaqueline.

O pequeno Alan, de 3 anos, passa por acompanhamento no Ambulatório de Ortopedia do HSV em razão de um acidente que sofreu em novembro de 2024. Desde então, enquanto espera por atendimento médico ele aproveita para colorir os desenhos. A sua mãe, Nádia Cristina Ferreira dos Santos, emocionada, expressa toda a gratidão pelo acolhimento oferecido ao seu filho.

Todos os profissionais aqui são ótimos! Eles sempre perguntam se o Alan está bem. Nós fomos muito bem recebidos e os médicos são sempre muito atenciosos. Em nenhum momento ficamos no escuro”, disse. “Como mãe, vejo que as pessoas se importam com ele e as atividades lúdicas antes das consultas ajudam a tranquilizá-lo”, afirma Nádia.

Related Posts