Capelania do Hospital São Vicente abre inscrições para novos voluntários 

Curso de formação será realizado no dia 14 de outubro, das 9h às 17h 

A Capelania do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) está com inscrições abertas para novos voluntários. O objetivo da iniciativa é oferecer conforto espiritual aos pacientes, familiares e colaboradores, independentemente da religião e respeitando as crenças de cada um. 

Criada em 2014, a Capelania Hospitalar conta com uma coordenação composta por representantes das igrejas Católica e Evangélica. A iniciativa oferece curso teórico e estágio prático para preparação dos voluntários, que fazem as visitas em duplas. Atualmente, o HSV conta com 26 visitadores que se dividem em grupos e realizam as visitas de segunda a sexta-feira. 

A Capelania Hospitalar oferece conforto espiritual aos pacientes, familiares e colaboradores 

Durante a visita, a dupla conversa com o paciente ou acompanhante, que pode se identificar como pertencente a determinada religião. “A maioria quer receber apoio espiritual e é assim que identificamos as pessoas que têm interesse em receber a Unção dos Enfermos ou mais visitas de sua denominação religiosa. No entanto, sempre há aqueles que preferem não atender os visitadores, por isso respeitamos”, explica o coordenador da Capelania Hospitalar, Biagio Antonio Calicchio Neto. 

De acordo com Biagio, o visitador da Capelania Hospitalar do HSV deve ser empático. “É importante compreender o momento pelo qual o doente está passando, ajudá-lo e ouvi-lo. Nossa missão é emprestar nossos ouvidos, dizer uma palavra ou fazer uma oração quando é pedido. O objetivo não é converter as pessoas, mas sim oferecer apoio espiritual. A Capelania respeita a opção de cada um e, quando fazemos esse trabalho, quem nos paga é Jesus”, afirma. 

As inscrições para participar da preparação para visitadores podem ser feitas por meio do formulário digital: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRdbvmps2CxZK1GrEmLFhKjUTuozNmGvhcd6z_v85r1HKOCA/viewform .

A formação será no dia 14 de outubro, das 9h às 17h, no auditório do Colégio Cristão, que fica na rua Anchieta, 313, Centro. 

Related Posts