Hospital São Vicente bate recorde de cirurgias realizadas desde o início da pandemia

Com 626 cirurgias realizadas em setembro, HSV bate recorde desde o inicio da pandemia

Neste mês de setembro o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) atingiu um importante marco para a história recente da saúde em nossa região. Foram realizadas 626 cirurgias, patamar similar ao período pré-pandemico. “Consideramos uma grande conquista, desde o início da pandemia, nosso fluxo de cirurgias ficou comprometido, uma vez que nos tornamos referência para mais de 900 habitantes para assistência covid-19. Com isso, o Centro Cirúrgico se tornou prioritário para os atendimentos de urgência e emergência, que mesmo neste período tiveram crescimento de 30% das internações. Agora, com planejamento estratégico e, principalmente empenho de nossas equipes, estamos chegando aos mesmos índices de 2019”, revela Matheus Gomes, superintendente do HSV.

Matheus Gomes, superintendente do HSV, enxerga com otimismo a retomada das cirurgias e reforça o empenho para manter o ritmo nos próximos meses

O Centro Cirúrgico do HSV tem oito salas com estrutura para funcionamento simultâneo. Em alguns momentos mais críticos da pandemia, até mesmo esta infraestrutura foi necessária para a assistência aos pacientes não cirúrgicos. Mesmo assim, os procedimentos eletivos nunca deixaram de ser realizados. “Com isso, as cirurgias eletivas não prioritárias necessitaram ser postergadas, priorizando os casos mais críticos recebidos em nossa emergência e as eletivas prioritárias como as oncológicas, torácicas, cardíacas e neurológicas”, explica.

No mês de setembro foram realizadas 370 cirurgias de emergência e 256 cirurgias eletivas. O número é 25% acima do pactuado para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o que demonstra a grande capacidade operacional do HSV, decorrente especialmente de investimentos em equipamentos realizados nos últimos cinco anos e nas técnicas de gestão estratégica que têm sido adotadas pela instituição com foco na otimização de recursos e capacitação multiprofissional.

Dentre as 15 especialidades cirúrgicas atendidas pelo HSV, ortopedia é a que teve a maior taxa de realizações de cirurgias no mês de setembro, com 213 procedimentos, o que representa 34%.  Em seguida estão as cirurgias gerais (vesícula, úlcera, hérnia entre outras), com 106 procedimentos, equivalente a 16,9% do total; e vascular, com 53, o que corresponde a 8,49%.

Em termos comparativos, entre janeiro e setembro deste ano, o HSV realizou 4.776 procedimentos cirúrgicos. Em 2020 e 2021, respectivamente, foram 3.038 e 3.736. No ano anterior à pandemia, o período registrou 5.437 cirurgias. “Agora não iremos medir esforços para manter o mesmo ritmo de procedimentos cirúrgicos nos próximos três meses, com intuito de fechar o ano com resultados similares ao alcançado durante todo o ano de 2019, com mais de 7.200 cirurgias feitas”, conclui com otimismo o superintendente.

Related Posts