HSV aumenta em 21% número de atendimentos pelo programa de Assistência Domiciliar

Os dados são comparativos entre os anos de 2023 e 2024

Com uma equipe multiprofissional e especializada de 14 profissionais, o Programa de Assistência Domiciliar (PAD) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) registrou um crescimento de 21% no número de atendimentos entre 2023 e 2024. Segundo a coordenadora assistencial do serviço, Mirli Carolina S. Ribeiro, o PAD, formado por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, desempenha um papel estratégico no hospital, contribuindo para a desospitalização no momento adequado e de maneira segura, garantindo continuidade ao cuidado no ambiente domiciliar.

“Do ponto de vista de gestão, isso agrega valor com o aumento do giro de leitos, ajudando a otimizar o uso dos recursos e permitindo uma gestão mais eficiente do sistema de saúde, contribuindo para a desocupação mais rápida de leitos, redução da taxa de ocupação hospitalar, prevenção de complicações e internações prolongadas desnecessárias, oferecendo apoio ao paciente de alta complexidade ou crônicos no ambiente domiciliar”, explica Mirli.

Alinhado aos princípios organizacionais, o foco é, principalmente, na experiência do paciente. O atendimento domiciliar oferece diversos benefícios para os pacientes e familiares, tanto no âmbito físico quanto emocional. Os familiares são parte importante no processo de promoção à saúde, contribuindo para a manutenção da capacidade funcional dos pacientes. Atualmente, 109 pacientes são beneficiados pelo programa.

Receber cuidados em casa proporciona um ambiente familiar e mais acolhedor, o que pode reduzir o estresse, a ansiedade e a sensação de despersonalização que muitos pacientes sentem ao serem atendidos em hospitais ou clínicas. Estudos mostram uma tendência na melhor e mais rápida recuperação quando estão no conforto de suas casas, devido ao ambiente tranquilo e à presença de familiares e amigos. Outro ponto importante é que hospitais são locais com grande concentração de agentes infecciosos, e no atendimento domiciliar essa exposição é reduzida.

“Esses benefícios tornam o atendimento domiciliar uma escolha muito vantajosa, especialmente para pacientes com doenças crônicas, idosos ou aqueles que necessitam de cuidados contínuos, mas não precisam mais estar internados”, reforça Mirli.

Equipe multidisciplinar é responsável pela assistência domiciliar

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