HSV recebe equipe do HCor em visita técnica do programa Hospital Seguro para a Pessoa Idosa 

São Vicente é o único hospital da região sudeste selecionado para participar

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) recebeu, nesta semana, a visita da equipe do HCor responsável pelo apoio na implementação do Programa Hospital Seguro para a Pessoa Idosa (PHSPI). O objetivo do encontro foi acompanhar a evolução do projeto, aderido pela Instituição no ano passado e executado pela Associação Beneficente Síria -HCor, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O HSV é um dos cinco selecionados, dentre 34 hospitais brasileiros, e o único participante da região sudeste. 

É uma satisfação para nós, do Hospital São Vicente, receber a equipe do HCor. Este projeto vem ao encontro da essência do nosso trabalho, que envolve respeito e empatia com aqueles que buscam os nossos serviços”, afirmou o superintendente Matheus Gomes. Embora o HSV já possua o selo inicial de Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, desde 2020, o superintendente explica que as ações implementadas a partir deste programa em conjunto com o HCor aperfeiçoarão os atendimentos: “Nosso intuito é o aprimoramento de um modelo de atenção em saúde baseado nas necessidades específicas da população idosa, reduzindo as complicações secundárias passíveis de prevenção e evitando a permanência prolongada sem necessidade do paciente com mais de 60 anos na unidade hospitalar”, concluiu. 

HSV é o único hospital da região sudeste selecionado para participar do programa do HCor

HSV é o único hospital da região sudeste selecionado para participar do programa do HCor 

Gizelda Monteiro da Silva, Gerente de Ensino do HCor, falou da felicidade em ver o empenho do Hospital São Vicente na busca pela implementação e pelos bons resultados aos pacientes: “A nossa expectativa é de que, quando lançado um programa, a instituição participante ofereça abertura às ações propostas. O apoio da alta gestão à equipe é essencial porque traz sustentabilidade para as execuções. Aqui no Hospital São Vicente, nós percebemos esta soma de esforços, que tem como base valores e princípios muito consolidados”. 

O programa do HCor que implementa o modelo de atendimento hospitalar centrado na pessoa idosa foi dividido em dez passos que norteiam todas as atividades dos participantes. A fase atual é de consolidação das ações e a meta é que todo o programa seja implantado até dezembro deste ano. Para tanto, foi criado um Comitê Interno de Trabalho, composto por uma equipe multiprofissional. “No HSV, a unidade piloto é a Enfermaria I. O rastreio de fragilidade é aplicado ao paciente 60+ a partir de um questionário. Ao todo, são seis perguntas e cada uma delas possui um peso que, somado, nos traz o que chamamos de escore. Ao final, o resultado maior ou igual a 3 já indica que aquele paciente é um idoso frágil”, explicou a enfermeira coordenadora do departamento da qualidade do HSV, Rafaela Costa. 

De acordo com a gerente assistencial do HSV, Grace Campos, o programa contribui para a implantação de processos que reduzam situações como queda, lesão por pressão, desnutrição, broncoaspiração, iatrogenia medicamentosa, declínio funcional e demais complicações comuns neste grupo de pacientes. 

Nos últimos três meses, pudemos observar o aumento de 10% do volume de idosos frágeis em nosso hospital. Este resultado se deu em função da melhor identificação deste perfil de paciente, alcançado através das ações realizadas por meio do programa em conjunto com o HCor”, afirmou Grace. “Além disso, há uma maior aproximação e integração das equipes. Implantamos a visita multiprofissional para discussão dos casos e melhor definição do plano terapêutico, que é o conjunto de ações e cuidados desenvolvido pelos profissionais de diferentes olhares, baseado na necessidade de cada paciente, respeitando a sua individualidade e atendendo o modelo de cuidado centrado na pessoa idosa”, concluiu a gerente assistencial. 

Related Posts