Projeto celebra aniversário de mais um paciente internado no Hospital São Vicente

Paciente comemora aniversário junto com o filho e a equipe do HSV

No último dia 21, um dia após sua internação, o paciente Silvio José de Oliveira completou 67 anos e celebrou seu aniversário ao lado da equipe do Pronto Socorro do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Na ocasião, seguindo todas as orientações médicas, nutricionais e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) com relação a dieta do paciente, Sr. Silvio foi presenteado com fotos da família, cupcake e balões da equipe da unidade.

Com início em julho do ano passado, a iniciativa “Parabéns para você”, idealizada pela equipe da psicologia, já comemorou mais um ano de vida de 54 pacientes. Só em 2022 foram 22 ações especiais. O projeto, por meio do Núcleo de Atenção ao Cuidado (NAC), identifica os pacientes internados que fazem aniversário no mês e que estão autorizados a participar do programa. “A equipe dispara uma mensagem para o psicólogo responsável pela clínica e realiza contato com um familiar para compreender as características comportamentais e preferenciais do paciente. Na ocasião, os profissionais também solicitam uma foto e uma carta dos familiares para o aniversariante, além de convidá-los para participar da celebração”, explica a coordenadora do NAC e supervisora do departamento de psicologia do HSV, Caroline Alves.

A ação conta ainda com o suporte do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) para avaliação da dieta adequada para o paciente e do grupo voluntário Visita Vicente, que fornece os balões para a festa simbólica. A coordenadora assistencial responsável pelo Pronto Socorro, Tamires Salles, acompanha a internação do Sr. Silvio, e conta que a ação estimula a recuperação do paciente. “É um momento que possibilita promover a humanização, o acolhimento e alegria, já que essas pessoas se encontram em um momento de fragilidade, dando motivação para continuar lutando pela sua reabilitação”.

O genro do paciente, Jonas Wilson Oliveira Leito, conta que a família ficou emocionada com o carinho da equipe. “Nós adoramos. O sr. Silvio até chorou de alegria. É uma ação que faz toda diferença para nós e para ele”. Para o filho, Cristiano José de Oliveira, a ação transformou o dia do sr. Silvio. “Meu pai se identificou muito com a equipe de enfermagem e, depois disso, percebi ele muito mais animado”.

Related Posts