No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, oncologista do HSV destaca a importância do equilíbrio no estilo de vida  

Nesta quinta-feira (19) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. A data, que faz parte da campanha anual de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, serve de reforço e incentivo para colocar em prática hábitos melhores: um estilo de vida saudável e equilibrado que engloba a alimentação, a atividade física e o autocuidado, especialmente com a saúde mental. 

“Posso dizer, de forma geral, a todos os indivíduos persistam na busca por uma vida mais equilibrada”, incentiva Reiss

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define estilo de vida saudável como um estado de completo bem-estar físico, mental, social, e, inclusive, espiritual. Nesse contexto, lembramos a necessidade de ter uma boa nutrição, praticar atividades físicas, dormir bem, gerenciar o estresse, perdoar, ter compaixão, rir, ter relacionamentos alegres, pensamentos e ponto de vista positivos”, pontua o oncologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. Breno Cordeiro Reiss.  

Sobre a alimentação, o especialista considera que os alimentos naturais e ricos em fibras, como as frutas, verduras e os legumes, são os grandes aliados da prevenção. “Evite consumir altas quantidades de carne vermelha (acima de 500 gramas por semana) ou outros tipos de processados como salsicha, linguiça, bacon e demais embutidos. Cautela na ingestão de laticínios ricos em gordura”, aconselha o médico.  

Quanto à prática de atividade física, Dr. Breno explica que ela também contribui para a redução dos riscos, recorrência e mortalidade relacionados ao Câncer de Mama. “Realizar exercícios físicos diminui o percentual de gordura no corpo, auxilia no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de fortalecer a estrutura óssea e muscular, melhorando a condição cardiovascular do indivíduo”, afirma Reiss. 

Os exercícios devem ser de intensidade minimamente moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração. Valorize atividades como a caminhada, corrida, natação, bicicleta, yoga, hidroginástica e até alongamentos”, acrescenta o oncologista.  

Related Posts